W3Schools - Tirando seu certificado on-line - Motivação

Passei essa semana e o final de semana estudando DJango mas não é dele que eu quero falar nesse post. Talvez fale dele em outro pois é um framework bastante produtivo e em voga.
O tema desse post é estudo e reconhecimento. Uma semana após e iniciado meu estudo nesse framework e um final de semana dedicado a ele me dei conta que estava apenas engatinhando nesse conhecimento. Tinha visto apenas um fio da meada e que teria que dedicar muitas horas mais se quisesse ter um rendimento aceitável(que faça valer a pena) com ele. Nós sabemos que a caminhada até esse "rendimento aceitável" é muito mais longa quando você não tem nenhum projeto real para fazer acontecer custe o que doer.

Ao longo de um ano trabalhando básicamente com PL/SQL e depois de estudar DJango por uma semana refleti sobre tudo o que eu sei e que hoje em dia eu não uso e por consequência vou acabar esquecendo ou ficando pra trás na tendência developer-fashion.

O que eu sei ? Ah cara... eu sei muita coisa: 
JAVASCRIPT (para caralho), DOM, CSS, HTML, CrossBrowser e toda essa tranquera que foi altamente simplificada pelo JQuery(que eu também sei pra caralho, modéstia a parte). ASP (para caralho), PHP, VB6, JAVA, ASP.NET, SQL, ActionScript, Perl, VBScript, Expressões Regulares, Lua e outras coisitas que eu não lembro ou tenho vergonha de contar.

Mas como é que eu provo que sei isso tudo ? E em uma entrevista de emprego, sendo o entrevistador um cara do RH ? Que te pergunta: Você sabe fazer ASP ? Ninguém contou pra ela que o asp já está pronto ! É só usar, desenvolver com ele ! Hehe.

Eu simplesmente poderia mostrar projetos publicados em que eu participei, mas nem um terço dos projetos que eu participei estão publicados considerando que eu fiz intranet dois anos consecultivos e que meus freelas em ActionScript geralmente são alguma campanha viral de Natal e que meu primo da Tricya Cestas fechou o negócio, ou seja, sobra muito pouca coisa pra mostrar. Então a melhor maneira de provar seria mostrar meu note, com meus projetos, meus ambientes de desenvolvimento configurados e funcionais, minhas experimentações, e projetos despublicado. Quase nunca isso é possível.

A questão continua: como provar que eu sei tudo isso ? Andei pensando em me certificar e então com uma certificação em mãos eu poderia provar para os empregadores que domino determindas tecnologias. E foi atrás disso que eu fui correr atrá essa madrugada.

Eu sempre soube que w3schools oferece certificação on line para diversas tecnologias ligadas ao desenvolvimento web. E procurei me informar mais sobre isso. Mas isso é assunto para um próximo post.

Atualização: Já me certifiquei há muito e nunca escrevi o post. Desse modo prometo que vou fazer outra certificação só para poder refrescar minhas impressões sobre o sistema e a experiência e desse modo escrever um post completão para vocês.

Aí em baixo está o link e a captura de tela do meu certificado em Javascript. http://www.refsnesdata.no/certification/w3certified.asp?email=glauco.basilio@gmail.com


Comentários

  1. Mandou ver Glauco neste post, parabéns.

    Renato Freitas

    ResponderExcluir
  2. Glauco, os quiz que vc fez eram compatíveis com as provas? digo, é mais ou menos parecido ou a prova em si é muito mais difícil do que o quiz?

    obs: "Na verdade eu já até me certifiquei mas as impressões vou deixar para o próximo post."

    onde está este próximo post? quero ler.

    Beto Lima

    ResponderExcluir
  3. olã beto, a prova é bem parecida com o quiz chegando até mesmo a cair questões do próprio. Porém caem muitas pegadinhas e o conhecimento mais avançado é bastante cobrado.
    Em breve estarei concluindo esse post. Continue acompanhando e obrigado pelo feedback!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?

BlueStacks - Agora é mais fácil rodar Android no seu PC ou Mac