5 Características bacanas para seu fone de ouvido.





Venho dar minha opinião sobre características que considero interessantes em um fone de ouvido para usares com seu iPod, iPhone, N95, ou seja, o seu player móvel. Não vou falar de preços pois o objetivo não é vender e sim informar, mas mantenha uma coisa em mente quando se animar com esse post a sair navegando em busca do seu fone ideal: bons fones custam caro!

Vamos lá? Então?


1 - Tangle-free

Brooklyn, red wired stereo headset with adapter

É um pouco difícil de traduzir mas acredito ser algo parecido com "livre de embolo" ou "livre de embaraço", sugestões de tradução serão bem aceitas nos comentários. Se meu cabelo fosse tangle-free eu não perderia tanto tempo ajeitando-o pela manhã.Não existe nada menos tanglefree do que rabiola de pipa e não existe nada mais tanglefree do que pica de japonês.

Fones com essa característica não embolam os fios facilmente tendendo a manter o formato do fio esticado o que eu acho muito bom pois a maoioria das vezes guardo o fone de qualquer maneira e quando preciso usá-lo novamente perco tempo e paciência desembolando o coitado.

O Classic Woodees IESW201B (abaixo) tem essa característica.

2 - Inner Ear (intra-auriculares)


Classic Woodees IESW201B - Intra-auricular e tangle-free


Fones Inner Ear são aqueles que possuem tamanho, design e maciês necessárias para serem introduzidos e fixados por pressão no início do seu conduto auditivo externo como representado no esquema abaixo.

Para o template da minha orelha/ouvido fones inner ear são os mais confortáveis e os que fixam melhor. Outra fator que me agrada em fones inner ear é isolamento acústico que ele te proporciona, dependendo da qualidade do fone inner ear que você escolher, usá-lo pode ser equivalente a ser transportado para outra realidade.




3 - Neckstrap (Cordão de pescoço) ou Neckband (Gola)




Neckstrap é "alça de pescoço" o "cordão de pescoço" e é exatamente essa a característica que me agrada. Com uma alça de pescoço parecida com um cordão você pode simplesmente transportar o seu fone para qualquer lugar, tendo apenas que lembrar que ele existe na hora do banho. Dependendo do seu estilo o fone pode até ser mais uma peça para compor o seu visual.

O SHE9650 tem essa característica somado ao fato de também ser inner ear é um belo candidato campeão. Infelizmente a PHILIPS não tá nem aí pra imagem do seu produto e como Amazon já deve estar cansada de fazer o trabalho dos seus fornecedores foi impossível encontrar uma imagem decente do SHE9650 e sua alcinha. A foto abaixo (que tá uma m... também) é de um outro fone também da PHILIPS chamado SHE7600, mas que eu nem acho tão legal quanto o outro.

Neckband não é a mesma coisa que neckstrap mas a transportabilidade é semelhante. Neckband são aqueles fones em que o suporte dos auriculares se encaixa em seu pescoço como se fosse uma gola. Neckband parece ser o formato predileto para qualquer fone bluetooths com pretensão acima de um headset mono. Entretanto existem modelos com fio que também adotaram esse formato. Na próxima característica você mostramos um neckband bem interessante, veja na sequência.

4 - Washable (Lavável)


SHQ4000/10 da Philips


Quando eu comecei a esboçar esse artigo no início de 2011 fones laváveis não eram tão fáceis de serem encontrados. Agora a PHILIPS tratou de resolver esse problema e agora podemos encontrar fácilmente por aí alguns modelos.

Entre eles podemos citar o SHQ4000/10 que além de ser lavável ainda possui um tal de agente bactericida que é para não exalar os maus odores provenientes da sudorese acumulada.

Fones laváveis geralmente também são resistentes ao suor por isso são bastante indicados para aqueles querem aproveitar o tempo da malhação para escutar alguma coisa. Eu particularmente gosto de ouvir meus audiobooks enquanto dou uma corridinha.

Há quem possa achar que fones bluetooth são mais indicados para esporte. Na minha experiência pessoal já estraguei um S9-HD da Motorola com o meu suor, então não recomendo. Em princípio porque são caros demais para arriscar. Eu arrisquei e na primeira corrida o suor já adentrou os controles do fone e ele já ficou meio baleado e daí em diante foi só deteriorando a cada corrida.



5 - Remote Control (Controle Remoto)


SHQ4017/10 da Philips


Vê se você concorda: ter que retirar o player do bolso seja para dimunuir ou aumentar o volume, seja para pular aquela música que o shuffle viciado do seu player insiste em tocar 3x por dia é um saco. Dependendo do ambiente ou do bolso que você esteja essa tarefa se torna mais difícil ainda. Imagina ter que retirar o player do bolso dentro do metrô abarrocado vestindo uma calça coladinha à moda Zezé Di Camargo e Luciano. Imaginou?

É por esse motivo que alguns fones de possuem controles avançados que permitem enviar comandos para o player sem ter que retirá-lo de onde quer que ele esteja. Facilita muito a vida para quem enfrenta transporte púbico, assim como eu.

A única deficiência desses fones é que nunca são universais, ou seja, os que servem para iDevices (iphone, ipad, ipod, ishuffle, iMeuCaralho, etc..) não servem para NDevices (N9, N95, N97, etc...), os que servem para NDevices, não server por exemplo para GalaxyDevices e assim por diante. É uma pena!

O SHQ4017/10 da PHILIPS é um exemplo de fone com controles avançados compatíveis com iDevices.

E para você, quais são as características imprescindíveis em um fone de ouvido?

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?

BlueStacks - Agora é mais fácil rodar Android no seu PC ou Mac