PDF para fala no Android - Minha fórmula

Escute o post:


Texto para discurso, mais conhecida pelo seu acrônimo em inglês TTS (Text-to-spech), é uma tecnologia que permite que um discurso escrito seja reproduzido através de computação em sua representação fonética tentando reproduzir o mais detalhadamente  possível a voz humana.

Em um post muito antigo lhes falei das inúmeras vantagens que, em minha opinião de merda, fazem da tecnologia de texto para discurso uma paradinha do caralho e prometi a vocês que iria revelar a minha combinação secreta de aplicativos de Android que me possibilitava escutar meus arquivos em PDF como se fossem audio-books.
Alguns avisos:
- Os aplicativos da combinação são pagos… considere um investimento.
- A combinação só foi testada com o Samsung Galaxy-S que é bem parrudinho então se o seu hardware for fraquinho, experimente por sua própria conta e risco.
Segue a lista:


1 - SVOX Classic Text to Speech Engine

SVOX TTS Emgine

Esse canalha é o coração do nosso esquema e é "de-grátis". É o mecanismo responsável pela conversão de texto para voz. Atualmente ele conta com mais de 40 vozes naturais e mais de 25 línguas diferentes vendidas separadamente. Ele é como um video-game sem fita, um motor sem gasolina, um Bochecha sem Claudinho. E quem é o Claudinho? É a voz que como eu disse anteriormente é vendida separadamente e esse é justamente nosso próximo download.




2 - SVOX Br. Portug. Luciana Voice

SVOX Luciana VoiceLuciana: essa é a voz "natural" em português do brasileira disponibilizada pela SVOX para atuar em conjunto com o engine e compor o nosso esquema. Hoje 03/01/2012  ela custa 5 reais e 57 centavos.



3 - PDF em fala

NewImage
E finalmente esse é o programa que você vai ler os PDFs para você. Hoje 03/01/2012  ela custa 5 reais e 57 centavos.

BONUS STAGE

Se você possui livros no formato e-pub e quer a Lucina os cante em seus ouvidos assim como ela vai fazer com os seus pdfs você só precisa complementar com os dois aplicativos abaixo, ambos gratuitos:


FBReader

NewImageEsse é o leitor de e-pub.




FBReader TTS Plugin

NewImage
Esse é o plugin do FBReader que vai fazer a Luciana cantar pra você.




Concluindo

Estamos a meio caralhão de anos luzes de sintetizar a voz humana de maneira imperceptível, mas o estado da arte já reproduz uma leitura bem mais confortável a audição humana do que quando estávamos a um caralhão inteiro. Apesar disso, muita gente argumenta que vozes sintéticas são incômodas para se ouvir por um tempo muito prolongado. Mas posso afirmar que se trata apenas de uma questão de costume e treinamento pois tais vozes são utilizadas há anos como base da tecnologia que permite que os deficientes visuais utilizem os computadores e eu nunca os vi reclamando.
Quer ficar boladão? Escuta no NerdCast 256 - Cegos, nerds e loucos, lá pelos 39 min e 20s,  a velocidade que o convidado, deficiente visual e metaleiro, Lucas Radaelli utiliza o seu leitor de tela, e me diz se não dá até uma pontinha de inveja? Eu já comecei o meu treinamento para conseguir escutar meu leitor nessa velocidade Jedi, mas ainda estou longe de alcançar o Lucas. Enquanto isso já fico feliz de conseguir poder revezar podcast com Paulo Coelho no longo caminho para o trabalho e para isso utilizo as ferramentas que voz apresentei, sei que não são as únicas e nem devem ser as melhores.


E você leitor, quais são as suas ferramentas para leitura sem utilização dos olhos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?