Importância da Ergonomia para pessoas que trabalham em escritórios.


Campanha de uma
 compania de recrutamento
e seleção em Berlim: "A
vida é muito curta para
você escolher o trabalho
errado". 
Ergonomia pode ser descrita, hoje em dia, como a ciência usadapara adaptar determinado trabalho às condições individuais de cada pessoa, ao invésde forçar essa pessoa a se ajustar à natureza das tarefas.
Lendo essa introdução, isso pode parecer bem lógico, erealmente é, mas também é certo que ainda estamos"nos ajustando" (perdãopara o trocadilho) para uma melhor conscientização e colocação prática da ideiade ergonomia.

Durante as décadas de 1920 a 1940, reinou soberana a ideiade padronização e de que as pessoas é que deveriam se adaptar às máquinas,locais ou ferramentas de trabalho. Tudo era feito em nome da produção, semlevar em conta a diversidade humana. Não importava peso, altura, sexo, nada. Quemconseguisse se adaptar melhor as condições impostas acabava produzindo mais eganhando mais.

A partir dos anos 40 é que se começou a pensar em adaptação mútuaentre homem e condições de trabalho. O nome Ergonomia surgiu em 1949.
Até hoje é muito comum ainda a criação ou manutenção deespaços de trabalho padronizados, sem móveis, equipamentos ou ambientes queofereçam condições adequadas para as atividades.  

É preciso pensar na segurança, na produtividade, eficiênciae conforto para desempenho das tarefas, afinal, trabalho não é castigo, apesarda da palavra "trabalhar", segundo os dicionários, ter origem no latimtripalium, um instrumento de torturana Roma antiga.

Vamos fazer uma associação de ideias. Pense em uma pessoapresa a uma mesa, numa caverna escura, barulhenta e quente, e tendo o seu corpotodo sendo retorcido por engrenagens diabólicas movimentadas por um carrasco. Émais ou menos isso o que acontece diariamente com milhões de profissionais dasmais diversas áreas, seja na agricultura, indústria, transporte, comércio,administração ou serviços.

As consequências dessas condições inadequadas se refletem nacapacidade de concentração, produção e, claro, na saúde física e psicológica dotrabalhador.

No escritório

Existe uma cultura, uma educação milenar japonesa sobre apostura corporal de uma pessoa. Uma postura adequada melhora a concentração,fator fundamental para realizar qualquer tarefa. Não dá para imaginar alguémfazendo algo bem feito com o corpo todo torto.

Já se ajeitou na cadeira? Deu uma arrumadinha no teclado?
Há mais para se fazer...

Trabalhar em uma mesa com equipamentos corretamenteposicionados, móveis bem ajustados, que garantam uma boa postura, e ferramentasque minimizem o impacto de atividades muscularmente estressantes, tudo isso fazparte do conceito de ergonomia. Além disso, ambientes com temperatura agradávele luminosidade adequada completam um bom quadro.

— Puxa, essa tal ergonomia podia também ajustar a minhacondição salarial às minhas necessidades financeiras, otimizar o humor do meuchefe e adequar as dívidas aos meus prazos.

Enquanto isso não acontece, vamos falar de outro pontoimportante para quem trabalha principalmente com computadores, seja emescritórios ou mesmo em casa: a pausa.

Algumas vezes por empolgação, outras por necessidade mesmo,ficamos por horas em frente ao aparelho. Quando isso é apenas esporádico, nãohá muito com o que se preocupar, só uma provável dorzinha aqui, outra ali.
Mas quando isso se torna habitual, ou seja, pouca ou nenhumapausa durante longos períodos de trabalho em um computador, esse tipo deatitude poderá:
- prejudicar sua produção
- trazer fadiga mental, stress
- deixá-lo com dores de cabeça frequentes, pescoço dolorido,olhos vermelhos, dor nas costas
- baixar (e muito) a qualidade do seu trabalho
- fazer o tempo demorar mais para passar.

As pausas regulares, mesmo que por um curto espaço de tempo,digamos, 5 a 10 minutos a cada 2 horas, são essenciais para sua manter um bomnível na sua produtividade. Mas não exagere. Pausas muito longas prejudicam arecuperação da concentração no trabalho.

Aproveite essas pausas para esticar as pernas, braços,caminhar um pouco, tomar um café, descansar os olhos fixando sua visão em algodistante (se você for corintiano, pode ser num título da Libertadores...).

Dica:
Ferramenta online para planejamento das dimensões ideais dasua estação de trabalho:
Site da Ergotron (em inglês, mas é de fácil entendimento)


Você também pode gostar de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?