Navegação no Safari sem mouse com vimari


Extensão vimari para Safari. 
O primeiro "mouse-killer" 
da nosso blog "serial mouse-killer".
Se você quiser ir direto para instalação da extensão: wiki do vimari.

 Mão no teclado! Mão no mouse! Volta pro teclado! Volta pro mouse! A deslocamento do braço é mínimo mas para quem passa a maior parte do dia trabalhando com o computador, no final do dia, parece uma malhação pesada. Decorar os atalhos dos comandos mais usados nos programas que você trabalha é uma boa maneira de manter a mão por um bom tempo afastada do mouse. Até pouco tempo, se o sujeito trabalhasse com computação gráfica seria impossível imaginar a vida sem um mouse, hoje entretanto até nesse segmento ele vem sendo substituído. Dez urras para as mesas digitalizadoras!

Independente se você trabalha mais com textos, gráficos ou planilhas,  uma atividade que tradicionalmente é muito dependente do mouse é a navegação na web. Durante a navegação a utilização básica do mouse é apontar e clicar nos hiperlinks que nos conduzirão pela infinita teia. Também podemos utilizá-lo para trocar o foco entre os campos dos formulários, mas para isso geralmente preferimos utilizar a tecla de tabulação.




Nesse post quero apresentar para vocês um método eficaz de clicar em hiperlynks nas páginas da internet sem precisar retirar a mão do teclado. Não, você não precisará ficar apertando a tecla de tabulação inúmeras vezes até que o foco alcance o link desejado para então confirmar com "Enter".

No método que irei mostrar quando você estiver dentro de uma página web com vários links e desejar entrar em algum você apertará o atalho ctrl+f ( control efe ) e então uma dica de duas letras aparecerá ao lado de cada link basta você pressionar a letras das dicas na ordem que elas aparecem e "tá lá" link clicado. Abaixo uma captura da tela quando surgem as dicas.



Você vai precisar do navegador Safari que é nativo no OSX mas também está disponível para dowload e instalação para Windows. Usuários do windows podem baixá-lo nesse link. Usuários do linux não fiquem tristes existem opções para Google Chrome mas não serão comentadas nesse post.

Update 2012-05-08: A dica pro Chrome já foi postada. Link no final desta postagem. 

Você também vai precisar entrar no wiki do vimari e fazer o download da extensão de mesmo nome que está lá disponível.

Para instalar é só mandar abrir o arquivo baixado com o Safari. Ele irá solicitar confirmação se você quer instalar a extensão. Nesse ponto é só dizer que sim.

Para confirmar que a instalação ocorreu com sucesso verifique na aba extensões do painel de preferências do Safari se consta a entrada vimari na esquerda. Confira na foto abaixo:


Como você pode ver acima além de permitir que se clique nos links sem precisar encostar no mouse também é possível realizar outras ações, em que geralmente recorremos ao mouse, sem tirar as mão do teclado. Um bom exemplo é alternar entra as abas do navegador com os atalhos control+w e control+q.

Como tudo na vida: nem tudo são flores em algumas páginas (mal programadas) a extensão vimari pode não funcionar como o esperado. Nessas horas é bom ter o mouse sempre a mão. Mas nas maioria das vezes funciona perfeitamente e é possível navegar horas sem colocar a mão no mouse. Um bom descanso né?

Abaixo uma tentativa de mostrar um pouco o funcionamento.




Quem gostou da dica?

Você também pode gostar de:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?

BlueStacks - Agora é mais fácil rodar Android no seu PC ou Mac