Corona SDK - 3 IDEs para aumentar a sua produtividade

Como prometido no post Corona SDK - Seis meses criando Jogos e Apps para iOS e Android hoje vamos apresentar 3 IDEs que podem te ajudar a complementar o seu ambiente de desenvolvimento Corna SDK. Todas as IDEs apresentadas aqui são pagas por isso recomendo que experimentem as versões de teste e avaliem a relação custo benefício por si mesmos antes de realizar qualquer investimento.





Corona Cider


Logo da IDE Corona Cider
Plataformas: Win e OSX
Preço de lançamento: $ 29.99
Corona Cider é uma IDE baseada em uma consagrada IDE para Java chamada NetBeans.

O grande barato dessa IDE é que ela traz recursos de debug visual e inspeção imediata de erros para a SDK. Dessa forma será possível adicionar pontos de interrupção diretamente no editor de texto antes e durante uma seção de depuração. Também é possível inspecionar variáveis locai e globais, adicionar observadores e o ponto alto... inspecionar a pilha de chamadas (callstack).

O editor de código possui auto-completamento e sugestão de código durante a digitação e também realça os erros de sintaxe durante a edição. Outro ponto para o Corona Cider é o fato rodar tanto em Windows quanto em OSX.

Como sugestão para ser melhor acho que essa IDE deveria possuir uma forma de organizar os projetos em grupos lógicos, entendeu? e quando você cria uma pasta no projeto e coloca lá os seus arquivos mas a pasta só existe no projeto pois se você for observar o disco irá verificar que continua a mesma bagunça. O BBedit por exemplo chama essa funcionalidade de Collections.


Corona Complete

Plataforma: somente OSX
Preço: $26.99 ou $29.99
O destaque no Corona Complete, ou simplesmente CC,  vai para o editor de texto que possui auto-completamento e está integrado a um painel de ajuda que mostra a definição, o retorno e a descrição de cada função tanto dos módulos nativos de Lua quanto dos módulos exclusivos da SDK. Esse painel de ajuda é muito útil para quem está iniciando no Corona e até mesmo para quem já é iniciou no Corona mas vai utilizar algum módulo pela primeira vez.

Existem dois modelos de licenciamento portanto  não vou falar sobre isso aqui. Sugiro que leia o site deles se quiser saber mais sobre isso.

A ressalva sobre o CC aqui vai para o debug visual que apesar de muito bom e útil fica devendo um inspetor de pilha de chamadas. Entrei em contato com os desenvolvedores (pelo formulário de contato do site mesmo) perguntando por essa funcionalidade e obtive uma resposta de Bogdan Vladu dizendo que provavelmente estarão adicionando essa funcionalidade na próxima versão e que seus planos para o Corona Complete são grandes e vão muito além do debug. Veja a resposta na integra:

Hey,
I know about cider
They dont use the real corona debugger, but they require you to install some files which i heard they made your project not compile when run outside cider. Im not willing to take from the user experience and put the user through this complicated process. If you try both trials of the apps you will see that debugging (and many more) are easier to perform on CC. But probably i will add this in the next version. My plans are big with cc, not just in debugging part.
Regards,
Bogdan
Sent from my iPhone
Estamos contando com isso Bogdan. Promessa é dívida e nós vamos cobrar.


Corona Project Manager

Plataformas: Win e OSX
Preço: $ 49.99

Sendo a mais cara das ferramentas mencionadas até agora, era de se esperar que o Corona Project Manager, ou simplesmente CPM, fosse a ferramenta mais útil e completa. Outro fator que nos levaria a crer que essa é "a ferramenta" é que a versão de testes é distribuída juntamente com o pacote de distribuição do próprio Corona SDK. Mas não é bem assim que a banda toca.

O destaque positivo do CPM vai para seu utilitário chamado Code Generator que permite criar através de formulário o conteúdo dos arquivos build.settings e config.lua. Essa ferramenta é muito útil para auxiliar nos pormenores do setup inicial do projeto mas uma vez que esses ajustes são realizados dificilmente você vai precisar alterá-los, fazendo com que essa funcionalidade seja utilizada poucas vezes. 

Infelizmente o CPM não possui nenhuma funcionalidade para auxiliar na depuração como possuem os seu concorrentes. Ponto negativo para o CPM.

Pessoal, quem souber de mais IDEs menciona nos comentários! Minha promessa está cumprida. Espero que tenham gostado do post!

Talvez você também goste destes posts:



Comentários


  1. Olá !

    Sugiro dar uma olhada no seguinte artigo e, especialmente, assistir ao vídeo sobre o ZeroBrane Studio (gratuito),
    que facilita muito a vida do programador. O vídeo mostra o ZeroBrane editando código para o Gideros (concorrente do
    Corona SDK). Mas no site do ZeroBrane, é mencionado que ele também funciona com o Corona SDK (além
    de outros).

    Artigo sobre o ZeroBrane Studio (vejam o vídeo):
    http://bowerhaus.eu/blog/files/live_coding.html


    Site de onde se pode baixar o ZeroBrane Studio:
    http://studio.zerobrane.com/

    Obs.: No site acima, é solicitada uma contribuição (doação) mínima de US$ 5,00.
    Mas o próprio autor disponbiliza o ZeroBrane no site GitHub, totalmente gratuito:

    https://github.com/pkulchenko/zerobranestudio/


    Abaixo, a página com informações pessoais sobre Paul Kulchenko - autor do ZeroBrane Studio:
    http://kulchenko.com/

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua contribuição Paulo. Pelos vídeos que observei interage muito bem com o Corona.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?