Extensão Keyboard Navigation para Google Chrome: mantenha as mãos no teclado.

Extensão Keyboard Navigation
para Google Chrome. Mais um "mouse killer"
para a nossa coleção. 
Se você quiser ir direto para a extensão: Keyboard Navigation.

Atenção: essa é uma dica para Windows e OSX.

Que bom que você continuou lendo! Na postagem "Navegação no Safari sem mouse com vimari" mostrei para vocês uma extensão de Safari chamada vimari que permitia utilizar o atalhos de teclado para entrar em qualquer link de uma página web. Fiquei devendo para vocês a extensão de Chrome que cumpre a mesma finalidade e que eu já utilizo a um bom tempo.

Provavelmente eu adiara escrever sobre isso se não fosse o fato deu estar navegando pelas estatísticas do blog e constar que poucas acessos ao blog são feitos através do navegador Safari. Pude verificar que o navegador mais utilizado pela turma que me lê é o Google Chrome. Confiram:

Estatísticas das visualizações do blog por navegador. Google Chrome é o grande campeão.

A motivação por  trás desse desejo de evitar o mouse consiste no fato de que a alternância da mão direita (no meu caso) entre teclado e mouse me gera uma pequena dor no ombro no final do dia. Então sempre que possível tento aprender os atalhos das ações mais utilizadas dos programas mais utilizados para minimizar esse movimento repetitivo. E claro que entre os programas mais utilizados no meu dia a dia está o navegador. No navegador é mais difícil evitar o mouse pois temos que ficar caçando links espalhados pela página para realizar o clique. Existe a possibilidade alterar o foco dos links utilizando tab e shift+tab mas quando a quantidade de links em uma página é muito grande esse tipo de navegação se torna um grande desperdício de tempo.

Então vamos mostrar aqui uma forma mais inteligente, rápida e prática de seguir os links e descançar do mouse ao mesmo tempo. Quero lhes mostrar a extensão Keyboard Navigation para Google Chrome.

Instalação

A instalação é simples como qualquer extensão do Chrome: basta clicar no link aí em cima a partir do seu navegador Google Chrome. Na página que vai abrir (igual a essa aí em baixo) clique em "adicionar ao Chrome" e continue seguindo as instruções. Se em algum momento aparecer uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar o navegador execute o que foi solicitado.



Navegação

Depois de instalada a extensão você inicia a navegação pressionando a tecla "," (vírgula) do seu teclado. Feito isso a extensão atribuirá a cada link da página duas letras e isso é representado na forma de uma pequena caixinha amarela que aparecerá ao lado de cada link da página contendo uma ou duas letras. Para prosseguir a navegação simulando um clique no link e ser transportado à página de destino que ele aponta basta você digitar a letra ou a seqüência de letras associada ao link. Não é fácil? Para cancelar a marcação se por acaso você desistir de navegar basta apertar a tecla Esc do seu teclado.

E para ficar ainda mais com a mão no teclado basta agora você decorar qual é o atalho nativo do Chrome que faz a navegação entre abas. Aqui no Mac é [option + comand + →] para avançar uma aba e [option + comand + ←] para recuar uma aba. Mas como eu andei fazendo o dever de casa e também descobri que o a maior audiência do blog utiliza window pesquisei também o atalho de navegação nas abas nessa plataforma: [control + tab] para avançar e [control + shift + tab] para retroceder.


Tabela Resumo

Termino o post colocando uma tabela com resumo dos atalhos que você deve dominar para não precisar nunca mais tirar as mão do teclado. Espero que vocês gostem.
Tabela com resumo dos atalhos. Clique para aumentar.










Veja também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?