Safari Omnibox sem ter que esperar o Mountain Lion





Nosso objetivo é mostrar como é fácil trazer a funcionalidade Omnibox nativa do Google Chrome para o navegador Safari com a instalação do plugin Safari Omnibar do desenvolvedor: Olivier Poitrey



Motivação

Sou fã do navegador Google Chrome e nunca pensei em substituí-lo. Entretanto no final 2011 e início de 2012 estive envolvido com produção de conteúdo interativo em HTML5 visando especificamente o navegador Safari Mobile, ou seja, conteúdo para embarcar no iPad. Eu sei que tanto Chrome quanto o Safari compartilham o mesmo motor de renderização, mas sem querer entrar em detalhes, o Safari Desktop tem um resultado final mais parecido com o Safari Mobile. Por esse motivo todos os testes eram realizados no Safari e esse fato me aproximou tanto desse navegador que hoje ele é o meu navegador padrão. Passei muito sem usar outro navegador mas ultimamente tenho aberto com mais freqüência o Chrome para vislumbrar as maravilhas que andam realizando com WebGL.

Aqui começa a ladainha. Por padrão o navegador Safari possui em sua parte superior uma caixa para entrada de endereços eletrônicos (url) e uma caixa para entrada de palavras para pesquisa. Já o navegador Google Chrome possui, também em sua parte superior, somente uma caixa de entrada que cumpre as duas funções: entrada de urls e realização de pesquisa. Essa caixa única, chamada de Omnibox, tem a inteligência de distinguir quando você está digitando uma url ou quando você está tentando fazer uma consulta.

Considero a Omnibox um conceito muito prático e produtivo. Mas não sou só eu. A Apple também considera. A prove é que ela vai trazer Omnibox por padrão para o Safari no seu novo sistema: o Mountain Lion. Mas enquanto o Mountain Lion não sai... A dica de hoje é justamente como trazer uma mímica dos conceitos da Omnibox para o navegador Safari.


Atenção: infelizmente esse dica server somente para o Safari do iOS. Se você por acaso tem alguma dica para obter o mesmo efeito no Safari para Windows conta para agente nos comentários.

A crítica

Você pode até achar que é muito trabalho para nada, pois afinal se eu quero Omnibox por que não  prestigiar o Chrome e ponto?

O problema

Como eu já disse: eu gosto e preciso usar os dois navegadores e acabo me confundindo. Sempre acabo tentando realizar pesquisas na caixinha de endereços do Safari. Que burro hein? Dá zero pra mim professor Linguiça! É triste mas é verdade: esse cérebro que aprendeu Javascript e VBScript simultaneamente não consegue assimilar qual o local correto para fazer as pesquisas no navegador. 

A solução

Gostaria de lhes apresentar a Omnibar ( https://github.com/rs/SafariOmnibar ).

Sugiro que você entre no github do programa e siga as instruções (em inglês) mais recentes de descarga e instalação. Mas se você quiser ir baixar direto para instalar clique aqui. A instalação é "next-next-finish" e ao final da instalação é necessário encerrar e reabrir o Safari para que suas alterações tenham efeito. Feito isso a barra de ferramentas do seu Safari que deveria ser mais ou menos assim:

Barra de ferramentas do Safari, antes.

Vai ficar assim:

Barra de ferramentas do Safari, depois.

Que tal? Agora você pode digitar suas urls ou fazer suas pesquisas na mesma caixinha e vai economizar muitos ciclos da sua CPU de miolos não tendo mais que identificar qual navegador está na sua frente. Não é legal? Se você gostou, comenta, curte e compartilha! Até a próxima!

Você também pode gostar de: 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?