Quero aprender a programar - Primeiros passos - Parte 1.

foto de:
 http://www.colegioweb.com.br/matematica/tabelaverdade.html
No post anterior tentamos desmistificar alguns atributos encarados pro muitos como pré-requisito para a carreira de programador. Nosso o objetivo era tentar eliminar as falsas barreiras que possam estar te atrapalhando a romper a inércia e dar os primeiros passos.

O post de hoje vai ficar no âmbito das idéias, ou seja, não haverá linha de código. Acredito que percorrer pelo caminho suave e evitar as armadilhas é o que vai mantê-lo motivado nesse início da jornada e objetivo desse post é ajudá-lo justamente a fazer escolhas mais corretas.

Para não ficar um post muito comprido e para não precisar escrever tudo de uma vez vamos dividir em alguns tópicos:

  1. Adquira uma noção de algoritmos e relembre a tabela verdade. (você está aqui)
  2. Escolha um ambiente instantâneo.
  3. Escreva o "Hello World" antes de mais nada.
  4. Tente resolver um problema pequeno.
  5. Você está pronto para dar passos maiores.





Adquira uma noção de algoritmos e relembre a tabela verdade.

Algoritmo é uma forma organizar a um conjunto de ações necessários para execução de uma determinada tarefa. O exemplo clássico de um algoritmo é uma receita culinária. Mais informações você pode encontrar na wikipedia. Quando cursei algoritmo 1 no ISTCC eles faziam agente escrever nossos algoritmos de forma livre no caderno mesmo e depois introduziam uma linguagem chamada Portugol que é uma especificação formal e flexível de uma linguagem de programação com termos em português. É nesse estudo que você vai entender conceitos que existem em quase todas as linguagens de programação como por exemplo variáveis, tipos, estruturas de decisão, estruturas de dados, funções e sub-rotinas, etc, etc, etc.

Ainda sobre o Portugol, posso dizer que existem várias ferramentas que podem te ajudar a sair da incerteza avaliando e executando seus algoritmos escritos em Portugol como se fossem programas de verdade. Um bom exemplo é o G-Portugol

Observaram que eu mencionei "estruturas de decisão"? É por conta das "estruturas de decisão", também conhecidas como "estruturas de controle de fluxo", é que você vai precisar encarar novamente aquele negócio que você aprendeu lá no primeiro ano do segundo grau: a tabela verdade. A tabela verdade te ensina como agrupar e relacionar um conjunto de proposições que podem ser avaliadas como sim e não de modo a obter um resultado que também só pode ser sim ou não. Pareceu complicado mais a prática não é, eu prometo. No meu tempo de escola foi a tabela verdade que garantiu a nota do povão! Então se estiver precisando de reforço nessa matéria dá uma pesquisada na web que tem muito conteúdo.

Próximo post em breve: Quero aprender a programar - Primeiros passos - Parte 2.

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?