Run Run Apps Doomsday - A fuga das Apps do Google Play.


Na época em que Jetpack Joyride estourou com sucesso na App Store, eu só tinha à disposição dispositivos com o SO Android. Esperançoso de que haveria de existir uma versão para este SO, tratei de procurar o título no Google Play. Infelizmente esse título não existia mas como primeiro resultado para a pesquisa pelas palavras chave "jetpack joyride" surgia um jogo chamado "Run Run Bear Doomsday".

"Run Run Bear Doomsday" parecia ser uma mimica de Jetpack Joyride ambientada em outra temática e como era grátis resolvi baixá-lo para experimentar e sem grandes experimentá-lo. Para minha surpresa e alegria o jogo era simplesmente magnífico não posso compará-lo com Jetpack Joyride pois fiquei tão viciado em "Run Run Bear Doomsday" que simplesmente esqueci que Jetpack sequer existia e que tudo começou por causa dele.

Mas esse post não é um game review mas sobre o fenômeno da evasão de Apps de algumas lojas. Acontece que este fim de semana eu resolvi restaurar as configurações de fábrica do meu tablet Android pois ele estava abarrocado de apps que eu não utilizava com frequência e que pareciam estar lá só para degradar a performance do meu dispositivo. Após a formatação dei início a saga de reinstalar os aplicativos que eu considerava essenciais e o critério era para definir um aplicativo como essencial era bem simples: se eu lembrei do aplicativo é porque ele vai fazer falta.


Quando minha mente começou a se concentra na categoria jogos não é que eu me lembrei de "Run Run Bear Doomsday"! Então acedi ao Google Play e simplesmente não encontrei o game na loja para poder fazer a reinstalação. Fiquei muito espantado. Insisti experimentando diversas variações de palavras na pesquisa que pudessem me levar a um jogo sobre um urso com um jetpack mas a persistência não deu melhor resultado. O jogo simplesmente não estava mais na loja e eu cogitei a possibilidade dele nunca ter existido, daquilo ser fruto da minha imaginação. Então resolvi fazer uma pesquisa fora da loja do Google, uma pesquisa simples na web e o resultado foi que eu encontrei o .apk do game em diversos sites não oficiais. Procurei também na loja de aplicativos da Amazon e não encontrei. Na verdade só encontrei o jogo em uma loja oficial. Algum palpite? Pasmem! Foi justamente onde eu menos esperava encontrar: na App Store, a loja da Apple! Não acredita? Confere.

Apesar de não esperar encontrar "Run Run Bear Doomsday" disponível para IOs admito que é um título que tem muito mais qualidade do que diversos outros que eu já baixei por lá e que por isso não haveria o motivo para o meu espanto. Mas há motivo e eu explico. O que me espanta não é o fato do game bom, grátis, divertido e viciante estar na App Store e sim o fato da produtora ter tomado a decisão que o game não estaria mais disponível em outras lojas.

Para quem não sabe eu sou sócio/programador em uma produtora de jogos casuais: a MTI Studio e nós acabamos de realizar o lançamento de nosso primeiro jogo autoral Greedy Monsters disponível para download nas versões paga e grátis. Consta dos planos da MTI lançar o Greedy também na plataforma Android e devido a sdk "multi-multi-plataforma" de programação que utilizamos, a Corona SDK, a adaptação necessária para o game estar pronto para a loja do Google é mínima. Basicamente só precisamos adaptar a parte do código relativa a realização de compras dentro do jogo, os "in app purchases", ou como a turma gosta de chamar: "os in apps".

Então dentro desse contexto, além de me espantar a constatação do parágrafo anterior também me preocupa. Qual seria o motivo que levaria a desenvolvedora  BOB GAME abandonar a plataforma Android? Especulo que o único motivo para uma desenvolvedora fazer isso seja que ela tenha considerado a receita proveniente do plataforma Android loja insignificante. Mas como eu já disse isso é só especulação.

Outro ponto de interrogação nessa história fica por conta do site da produtora que parece ser chinesa que está acessível apresentando apenas uma espécie de mensagem de erro (em chinês). Isso ameniza um pouco a minha preocupação pois demonstra que a produtora não é, digamos, tão séria assim. Acreditem ou não "Run Run Bear" tem até o momento 1013 avaliações 5 estrelas.

Agora, com a pulga atrás da orelha, estou pesquisando na net atrás de estatísticas sobre evasão de Games e Apps da plataforma Android. Não estou tendo muito sucesso mas vou insistir mais um pouco quem sabe o BING me retorne algum resultado porque no Google está bem escondido. Alguém por aí conhece alguma fonte com essas informações? Alguém mais tem mais algum relato de App ou game fugitivo para compartilhar? Também estou aceito sugestão de palavras chaves para a pesquisa tipo: "google play" desertion trends.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?