BlueStacks - Agora é mais fácil rodar Android no seu PC ou Mac

Algum dia já passou pela sua cabeça virtualizar o SO Android dentro do seu sistema operacional do dia a dia? Seja a sua plataforma PC ou Mac, existe mais de uma maneira de se fazer isso.

Você pode, por exemplo, baixar um ISO contendo um port para arquitetura x86, aqui e proceder a instalação dentro do seu software de virtualização predileto. Esse tutorial aqui, em inglês, ensina como fazer isso utilizando o Virtual Box.

Você poderia também usar o emulador que vem junto com a SDK do Android e que é distribuído gratuitamente pelo Google.

Porem entre todos os métodos existe um, que eu conheci a pouco tempo, e que atualmente considero o mais fácil e eficiente.

Trata-se de um software chamado BlueStacks. Seu idealizador, Suman Saraf, conta que certa vez sua filha quis utilizar o notebook dele para jogar um joguinho que gostava no Android e ai então ele teve a genial ideia de criar esse produto. Desde sua criação, a companhia já recebeu o apoio de diversas gigantes da tecnologia como por exemplo: ASUS e AMD.

Vamos ao que interessa? Instalar o BlueStacks, no Windows, é tão simples quanto instalar qualquer software: clique duplo no arquivo de instalação, next, next, finish. Você pode baixar o instalador aqui. No OSx não deve ser muito mais complicado que isso, mas isso é só um achismo pois eu não testei.

Em poucos minutos você vai ter um Android rodando como se fosse um programa normal no seu PC ou Mac. Além da fácil instalação, o que chama atenção no BlueStacks á a facilidade de integração com outros dispositivos Android que você possua. E possível, por exemplo, através da BlueStacks Cloud Connect baixar e instalar de uma única vez todos os Apps que você já tenha, por exemplo, instalado no seu Tablet. Uma “mão na roda” parceiro!

Outra funcionalidade legal é o BlueStacks também e capaz sincronizar os SMS que você recebe no telefone para dentro da máquina virtual desse modo, no Windows pelo menos, quando você recebe um SMS no telefone aparece aquele balãozinho, informando, na área de notificação da barra de ferramentas. Aliás toda notificação que acontece no Android do BlueStacks é informada dessa forma, o que é bem legal, pois os esquemas de notificação dos Apps do Android muitas vezes são superiores aos seus respectivos no desktop.

A integração do som do BlueStacks com o sistema host é muito boa. Não tivemos nenhum problema em escutar nossas músicas pelo Grooveshark e do Sonora.
O launcher que vem instalado não é esteticamente prejudicado, mas nada impede que você instale o seu launcher predileto, eu estou experimentando agora o ADW Launcher.

O único inconveniente que tive até o momento foi a incompatibilidade com o TTS Engine da SVOX. Como eu já disse em PDF para fala no Android - Minha fórmula nos aqui do MAD, preguiçosos que somos, gostamos de fazer o Robozinho recitar nossos EBooks e feeds de notícias. Isso, infelizmente, não foi possível com o A voz natural da Luciana da SVOX. Entretanto o eSpeak, outro TTS Engine, apesar da sua voz demasiado eletrônica, funcionou perfeitamente. Quem sabe esse não e um bom treinamento para que eu possa me acostumar com vozes eletrônicas? Os cegos preferem as vozes eletrônicas, você sabia?

E você já experimentou o BlueStacks? Tem alguma coisa bacana pra compartilhar conosco?

Comentários

  1. Obrigado pela dica do eSpeak. Muito frustrante o SVOX não funcionar no bluestacks. Parece que o SVOX não foi desenvolvido apenas em java, mas também apresenta parte do código compilado em outra linguagem, o que gera a incompatibilidade com sistemas x86.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê. E se liga... se a qualidade do eSpeek te incomodar muito e a funcionalidade principal pretendida for o TTS, como alternativa onde o SVOX funcione recomendo o AndroVM: http://androvm.org/blog/download/. O setup não é tão complicado assim (Virtual Box) e o SVOX roda sem problemas. A única desvantagem é que não possui a integração da notificação com o desktop.

      Excluir
    2. uando vou instalar da o Erro: 404, poderia me ajudar por favor?

      Excluir
    3. ONDE EU VEJO AS NOTIFICAÇOES QUE RECEBO NO BLUE STACKS??

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?