Criando e configurando virtualhost no OSX Mountain Lion.

Criar um Virtualhost Apache no seu ambiente de desenvolvimento é uma tarefa fácil como editar dois arquivos de texto. Entretanto como é um atividade realizada na configuração inicial do ambiente de desenvolvimento, ou seja, no começo do projeto, e como os projetos costumam demorar alguns meses geralmente esquecemos aonde mexer e como mexer da próxima vez que temos que fazer. Por isso é sempre bom ter um bom tutorial a mão.

Vou mostrar aqui dois métodos de alcançar o objetivo proposto no título. O primeiro é apenas seguir o tutorial indicado. O outro é adquirindo um programinha que vai facilitar a sua vida.

Método 1: o Tutorial

Apenas siga esse link: http://www.fabianemlima.com/mac-os-x/configurando-virtual-hosts-no-mac-os  e leia o seu conteúdo e siga o passo a passo. Depois, se quiser,  você ainda pode ser educado e deixar um comentário agradecendo a @FabianeMLima.

Vantagens:

  1. grátis e eficiente
  2. a repetição leva a perfeição. Quem sabe um dia você não absorve esse conhecimento.
Desvantagens:
  1. não aconselhados para pessoas com aversão a Linha de comando. O que não é o caso dos nossos leitores. 

Obs: Após a configuração o OSX não vai se iniciar magicamente, você ainda vai precisar executar o

$ sudo apachectl start

Método 2: a Ferramenta Gráfica VirtualhostX

Siga esse link: http://clickontyler.com/virtualhostx/ e conheça o VIRTUALHOSTX por @tylerhall, a ferramenta que, utilizando a interface gráfica (janelas com formulários), faz entre outras coisas, a criação e configuração de virtualhost no OSX.

Vantagens:

  1. fácil e eficiente,
  2. não força a memória.
  3. oferece outras configurações além da que o nosso objetivo se propõe.
Desvantagens: 
  1. muito caro para o que se propõe. (49 doletas hoje)
  2. apesar de te livrar das inconveniências de mexer diretamente nos arquivos do Apache ainda assim requer intervenção manual no /etc/hosts/. Para evitar isso você pode adquirir outro editor do mesmo desenvolvedor: Hostbuddy por 9 doletas. Caça níquel esse cara!
Se você achar que essa é a linha gráfica é a mais adequada para você  avalie antes de adquirir o VirtualhostX outras opções como o MAMP que em sua versão PRO também possui capacidade de gerenciar os virtualhosts com interface gráfica. Os preços são equivalentes mas o MAMP pro parece tem mais recursos. Ele só não é utilizado nesse post como uma solução porque ele não trabalha com o Apache que vem embutido junto com OSX e sim com uma versão empacotada junto com ele.

Se você conhece outra alternativa 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?