Adeus TuneWiki, você vai deixar saudade.


Foi no meu velho N97 (um sucessor mal sucedido do N95) que eu conheci e viciei neste versátil aplicativo: TuneWiki. Naquela tempo ele era basicamente um player de mp3 capaz de "automagicamente" reconhecer a música que estava tocando e varrer em seu serviço on-line a letra daquela música exibindo-a na tela do seu dispositivo. Conforme a música ia tocando ele destacava na letra buscada o trecho correspondente do áudio. O banco de dados de letras era vasto e quase nunca te deixava na mão, porém quando o fazia ele te dava a oportunidade de colaborar identificando a música ou subindo a letra ou até mesmo sincronizando letras que ele já possuía mas que não sabia o momento correto de cada verso. 


A interface era intuitiva e esteticamente agradável e ele utilizava a própria biblioteca de música padrão do dispositivo. Sendo desse modo, era fácil substituir o seu player padrão do dispositivo por ele e era exatamente isso que eu fazia. Utilizava ele como player principal pois dessa forma, a qualquer hora que me desse a vontade de conferir a letra seria rápido como ligar a tela do celular. 

Ainda nesse tempo o TuneWiki já incorporava características de rede social. Era possível por exemplo acompanhar em um mapa quais músicas outros usuários perto de sua localização atual tinham ouvido recentemente. Também era possível adicionar tais usuários sua rede. O mais legal nesse mapa era que se você não conhecesse alguma música que por lá aparecia, com apenas um clique, era possível conferir o clip no YouTube de uma forma bem parecida com o que o Grooveshark faz hoje em dia.

O tempo foi passando... eu troquei de dispositivo móvel e sistemas diversas vezes e devido a tais mudanças abandonei completamente a solução de manter os MP3 no meu dispositivo adotando como principal fonte de músicas as soluções de streaming como o Sonora e o Grooveshark. Por esse motivo não acompanhei de perto as evoluções do TuneWiki. Mas mesmo assim, sempre que alguém se queixa: 
"Como seria bom, sem muito esforço, ver as letras enquanto escuto a música!" 
me lembro do TuneWiki e recomendo.

Quer dizer, recomendava e este é exatamente o motivo desse post. Hoje recebi em meu e-mail um comunicado oficial dos criadores do TuneWiki dizendo que em 28 de Junho o serviço/rede social/aplicativo não estará mais disponível. Achei tão chocante que se tivesse recebido esse comunicado em Abril, mesmo que não fosse o primeiro dia, eu iria achar que não se passava de uma brincadeira de mau gosto. Curiosamente não existe mais informação explicativa do que este singelo post,. O post por sinal é a integra do e-mail que eu recebi.


Boatos dizem que a TuneWiki, Inc teve dificuldade de monetizar o seu aplicativo mas eu acho difícil. A minha aposta é que o serviço vai se reinventar com outro nome, outra cara e um modelo de negócio bem mais lucrativo e oneroso para nós. Ou que então a tecnologia e a base de dados deles vai ser incorporada em algum player bem conceituado no mercado de venda de música online ou de assinatura de streaming. Já pensou? Letras sincronizadas nas músicas que você adquire na Itunes Store. Sei que para muitos seria o paraíso mas, sendo assim, apesar de preferir como era antes acho melhor que nada.

Nos comentários eu gostaria de saber se vocês conhecem um bom substituto que cumpra ao menos com a funcionalidade de reconhecimento/busca/exibição/sincronização das letras. E também se alguém tem informações sobre o real motivo do término.

TuneWiki foi muito bom estar com você, brincar com você. Deixar tocar solto o que a gente quiser. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?