"use strict"; // e vá pra galera!

Estudando para o 70-480 me deparei com uma particularidade bizarra do javascript da Microsoft. Se lembram do Option Explicit do Visual Basic e VB Script? Sabia que  existe uma opção semelhante no Javascript? Não acredita dá uma olhada na imagem abaixo que foi capturada de http://msdn.microsoft.com/library/windows/apps/hh780660.aspx

"use strict"; // e vá pra galera!

A Microsoft explica:

O modo estrito proporciona melhor verificação de erros do código JavaScript. Quando você usa o modo strict, seu código está sujeito a um conjunto de restrições mais rígido do que a linguagem JavaScript normalmente permite. Por exemplo, não é possível usar uma variável sem declará-la, gravar em uma propriedade somente leitura ou usar uma instrução with. Essas restrições melhoram a qualidade do código e reduzem a probabilidade de introdução de erros no aplicativo. Para saber mais sobre o modo strict, veja Modo estrito na Referência da Linguagem JavaScript.
Achei legal ter essa opção mas a sintaxe achei muito bizarra: uma string meio que perdida no início da função. Fica parecendo que alguém está se esquecendo de atribuir alguma coisa.

Achei muito esquisito esse negócio. O que que vocês acham? "Invencionice" da MS né? Na verdade eu tentei te induzir a essa conclusão preconceituosa falando do VB e citando referências da Microsoft. Mas a verdade que isso não é pirotecnia da MS. Acredite se quiser o "use strict";, exatamente do modo como foi escrito acima, é integrante formal da Especificação do ECMAScript. Não acredita? Dá um confere aqui.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?