Soft KVM sem o V = Synergy

Synergy: Compartilhando mouse e teclado entre diferentes computadores

NewImage

Quando pensamos em uma solução para compartilhamento de mouse, teclado e monitor entre diversas unidades computacionais a primeira ideia que surge em nossas mentes certamente é um kvm switch. O kvm switch é aquele hardware que contém uma entrada para mouse, uma entrada para teclado e uma entrada para o monitor e a partir dessas entradas ele cria 2 ou mais saídas correspondentes desse trio e para alternar em qual saída a única entrada está ativa existem botões de troca, daí o nome switch. Amplamente utilizado em racks para operar em um único ponto suas diversas laminas será que ele também seria uma boa opção para utilização doméstica?
Vamos analisar a situação do nosso leitor "O imaginário" que nos mandou a um email relatando:
Olá! Meu nome é Imaginário, tenho 25 anos e trabalho como web-designer autônomo.  Possuo 2 notebooks, 1 Windows e 1 Mac e mantenho constantemente os dois ligados um ao lado do outro pois preciso testar os sites que construo nos principais navegadores das principais plataformas. Como o IE e o Safari em suas ultimas versões não mas convivem na mesma plataforma preciso manter ambientes de testes nas duas. Existem também outros motivos pelo qual eu preciso utilizar ambas as plataformas. Já tentei algumas opções de virtualização do Windows no Mac, como o VMWare Fusion, o Parallels e o Virtual Box entretanto meu Mac não tem performance suficiente para subir um XP Virtualizado mantendo o Photoshop, o Acrobat e o Dreamweaver abertos pois a performance do sistema degrade a ponto de me deixar extremamente improdutivo e irritado. Por isso já decidi que pra mim a solução ideal realmente á manter as duas máquinas ligadas lado a lado. Tendo decidido isso procuro agora uma solução para que eu não precise ficar alternando entre o mouse e o teclado das duas máquinas pois esta alternância é bem cansativa e de vez em quando me pego escrevendo no teclado do Mac e olhando para a tela do Windows. Estou pensando para isso, em comprar um KVM Switch simples com 2 saídas e ignorar as saída do monitor utilizando somente saída de mouse e teclado integrado a um conjunto mouse teclado wireless que já possuo? Essa seria uma solução adequada?
Um KVM Swicth.
Imaginário realmente a compra de um KVM Switch de duas saídas pode solucionar o seu problema. Entretanto se ambos os notebooks que você está utilizando estão na mesma rede sugiro que economize na compra do KVM Switch e utilize a solução por software chamada Synergy. O Synergy permite que dois computadores que se enxerguem através de uma rede compartilhem mouse e teclado de forma mais "gostosa" que uma solução KVM. Digo isso porque com a solução KVM toda vez que quiseres alternar entre um computador e outro você terá que apertar o botãozinho do Switch, o que repetidamente pode acabar se tronando outro incomodo. Com a solução Synergy no computador servidor você indica qual a posição do computador cliente: esquerda, direita, em cima, em baixo, etc. e feito isso quando você o mouse do computador servidor chega ao limite da tela da direção que foi definida, ele "automagicamente" invade a tela do outro computador começa as controlá-lo de um modo tão fluído que se não fossem os sistemas operacionais diferentes você iria esquecer que são dois computadores achando que está operando um único computador conectado a dois monitores. Veja o exemplo no vídeo abaixo: 
No vídeo acima vemos o mouse sendo compartilhado entre Mac e Windows, mas a solução funciona entre qualquer combinação de Mac, Windows e Linux pois eu já testei. Quem quiser experimentar pode baixar aqui: http://synergy-foss.org/download/?list a configuração não é difícil mas se precisar de ajuda sugiro os vídeos no youtube, existe um monte deles só não encontrei nenhum  que seja em português. Se a galera achar aí achar interessante, um vídeo em português, informa nos comentários que agente produz um pois como eu realmente uso o Synergy no dia a dia vai ser "molesinha".

Comentários

  1. Galera só pra acrescentar aí achei um tutorial de configuração em português lá no blog do Jaime Neto. É show de bola!

    http://blog.jaimeneto.com/2011/09/compartilhamento-de-teclado-e-mouse

    ResponderExcluir
  2. Encontrei também uma opção comercial. http://www.keyboard-and-mouse-sharing.com/. Experimentei e além de funcionar muito bem achei mais simples de configurar que o Synergy. Entretanto é compatível apenas com Windows e OSX. Então se você precisa de uma solução compatível com Linux deve continuar com Synergy.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?