Sobrevida ao meu MacBook Pro 13 polegadas do meio de 2009

Para ser mais específico as dicas abaixo se aplicam ao modelo A1278. Comprei o meu em janeiro de 2010 então temos um MacBook completando seu quarto aniversário esse mês. Se você estiver curioso sobre as especificação técnica original dele pode dar uma espiada aqui. No e-Commerce da Apple desde aquele tempo você já podia personalizar algumas configurações antes de comprar e como essas configurações personalizadas influenciavam no preço final e eu tive pena de investir muito dinheiro fiz economia no processador e no HD, escolhendo respectivamente um Core 2 Duo de 2.26 GHz ao invés de 2.53GHz e um HD de 5.400 RPM com capacidade para 250 GB.

Era meu primeiro Mac e fiquei deslumbrado com o que vi, principalmente a duração da bateria: de 8 a 10 horas. O OSX se mostrou um sistema bem mais estável do que o Windows. Apesar disso, devido a minha profissão de desenvolvedor, ainda existiam atividades em que eu era dependente do Windows e optei pelo BootCamp particionei o HD na metade 125 GB pro OSX e 125 GB pro Windows XP. O que descobri mais tarde foi que 125 GB me deixava apertado nos dois sistemas. Esse foi o motivo da primeira melhoria.

Aumento do HD.

É bem simples substituir o HD nesse modelo. Não faltam instruções no YouTube. O manual que vem na caixa também possui instruções ilustradas ensinando como executar essa operação. Eu fiz olhando no YouTube mesmo.



É claro que você vai querer que seus dados antigos estejam no novo HD. Existe mais de uma jeito de fazer isso. Na primeira vez em que eu fiz esse processo, com auxílio de um case para HD 2.5, eu fiz uma "clonagem" do HD em uso para o novo HD (maior) com o auxílio de um aplicativo chamado SuperDuper e só depois de terminado esse processo eu instalei o HD substituto no MacBook.
Case SATA para HD 2.5

Em uma segunda vez há pouco tempo instalei um sistema zerado no HD novo e depois executei o Migration Assitant mais ou menos como ensinado aqui. Foi um processo bem demorado mas funcionou. Não esqueça de, no sistema antigo, realizar os procedimentos descritos em "What to do before selling or giving away your Mac", como por exemplo desautorizar suas contas na iTunes Store de modo a evitar um estouro do limite de downloads das suas músicas filmes a aplicativos.

Outra coisa que você precisa saber é que o HD removido, quando um case externo, é capaz fazer boot no sistema antigo, seja ele clonado ou migrado. E isso pode ser muito útil em casos de emergência onde você não consiga mas acesso ao sistema instalado no HD principal. Para dar boot pelo USB basta iniciar ou reiniciar o MacBook mantendo o botão option apertado. Fazendo isso aparecerá um menu sugerindo quais discos você pode escolher para realizar a partida no OSX.

Um HD maior me permitiu trabalhar bem com o BootCamp mas a mecânica do BootCamp era ruim. Explico: você só pode usar um sistema por vez e toda vez que precisar alternar entre os sistemas terá que reiniciar a máquina.

Todo meu cotidiano estava no OSX, email, senhas salvas, calendário e contatos. No Windows só algumas ferramentas como Visual Studio, IIS entretanto eu acabava por ter que instalar um monte de tralha adicional como Outlook, um gerenciador de FTP, etc... tudo coisa que eu já tinha no OSX.

No meio dessa irritação conheci os dois principais sistemas de virtualização transparente do Windows no OSX: o VMWare Fusion com seu Unity View e o Parallels Desktop com seu Coherence. Nem é preciso dizer que fiquei empolgado e resolvi experimentar.

        VMWare Fusion Unity View


Parallels Desktop Coherence


Comecei experimentando o Fusion. Funcionava bem, mas como nem tudo são flores, sofria um pouco de lentidão e para resolver esse problema procedi conforma a minha segunda melhoria.

Expansão da memória RAM

Aumentar a memória nesse modelo também é um processo simples. A memória é simples de alcançar e fácil de manipular sem ficar esbarrando em outros componentes. O manual também tem o esquema ilustrado do procedimento e a especificação de quais são as memórias compatíveis. Vídeos do procedimento no YouTube também não faltam.



Devido a todos esses fatores minha sugestão é:
Faça como eu fiz. Faça você mesmo.

Eu aumentei dos 4GB originais para 8GB e quando quis aumentar para 16GB fiz uma pesquisa e descobri que 8 (2 pentes de 4GB) era o teto aceito pelo modelo. É uma pena mas fazer o que né?

Aumentar a memória fez toda a diferença na performance da virtualização e eu convivi bem com essa configuração por um bom tempo, mas como é de se esperar a performance degrada. Com o tempo, tanto o sistema anfitrião, OSX, quanto o convidado, Windows XP, ficaram bem lentos.

Há gente que pensa que a performance do OSX não degrada com o tempo de uso e que esse é um problema exclusivo do Windows. Minha experiência me provou que apesar de ser em um ritmo menos perceptível, conforme instalamos aplicativos (que por sua vez instalam serviços) a performance do OSX degrada. Quando atingiu o limite do que eu aguentava comecei a planejar mais uma "Pimpada".

Substituí o HD por um SSD

Discos SSD tem velocidade de acesso de leitura bem superior a um HD SATA comum. Eu já queria ter feito isso lá na primeira vez que eu troquei o HD. Naquela primeiro momento SSDs de 500 GB só mandando vir de fora e custavam o olho da cara. Quando resolvi fazer a troca eles já eram mais fáceis de encontrar e continuavam caros mas não tão caros.

OCZ Agility III
Fiz a troca, por um OCZ Agility III de 480 GB da , não 500 GB. Foi exatamente como a troca do HD que eu já tinha experiência. Considerei o resultado um golaço. Achei impressionante, foi como esteróides para o meu Mac. O tempo de arranque dos programas diminuiu muito e da VM também. A reindexação do SpotLight mais ligeira do que nunca. Só para registrar, nessa época eu já havia mudado de VMWare para Parallels por achá-lo melhor em diversos aspectos, inclusive performance.

Mas vamos lembrar que o tempo passou e os 500GB que estavam bons naquela primeira expansão, agora já estavam quase esgotados. Você sabe como é né? Depois da massificação da banda larga todo disco ficou pequeno. Nunca gostei de ficar com HDs externos pendurados por USB movendo arquivos, decidindo quais arquivos são importantes ter sempre a mão ou não.

Entenda o meu lado. Não sou um colecionador de mídia digital. Se quero um filme vou de Netflix, se quero ouvir uma música utilizo o Sonora. Minha perdição são programas e suas versões, maquinas virtuais e minhas fotos e considero que devo tê-las sempre as mãos, logo, decidi que estava na hora de mais uma expansão de HD. O problema é que SSDs maiores que 500 GB tem um preço que não estava afim de pagar se estivesse barato optava por um destes sem dúvida, além do mais os dados que seriam armazenados não precisavam de uma velocidade de leitura tão grande. Resolvi que era hora de ceder o espaço do SuperDrive (drive de DVD) para mais um HD.

Acrescentei um disco grande (1 TB) e barato com um OptiBAY

É possível remover o drive de DVD desse modelo e com ajuda de um acessório chamado "Data Doubler" ou Optibay é possível acomodar mais um HD ao seu MacBook Pro. Não vou colocar hiperligação aqui pois como existem diversos fabricantes e por não conhecer muito não vou favorecer nem um nem outro. Comprei o meu no MercadoLivre, a marca era Nimitz, e comprei também um HD Hitachi de 1TB. A instalação foi um pouco mais tenebrosa do que as anteriormente relatadas mas não foi nenhum bicho de 7 cabeças. No final ficou tudo lindo, ou seja, mais uma vez recomendo que faça você mesmo.



Para arrematar, do mesmo vendedor do Optibay, comprei um case que faz com que seja possível aproveitar o SuperDrive desalojado como um drive de DVD externo desse jeito nada se perde.


E desse jeito, quase como um barraco onde se pode fazer um puxadinhos, depois de 4 anos, continuo feliz e bem casado com meu MacBook Pro. E mesmo quando ele não der mais para o gasto certamente vou ancorá-lo num Henge Dock (ou Byte-dock vai depender da cor da sala)  e deixá-lo na minha sala como media-center.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtir publicações automaticamente no Facebook. Por que isso não é uma boa idéia?